fbpx
  • Home
  • Notícias
  • Nota de Alerta: ACM pede atenção a médicos e população para cuidados com a saúde em meio às chuvas
Notícias

Nota de Alerta: ACM pede atenção a médicos e população para cuidados com a saúde em meio às chuvas

Presidente da Associação Catarinense de Medicina está monitorando a grave situação ao lado das autoridades e lideranças médicas do estado

As fortes chuvas dos primeiros dias do mês de outubro vêm causando uma série de estragos e perigos em várias regiões de Santa Catarina, com decreto de emergência em pelo menos 50 cidades e ocorrências de riscos em mais 93 municípios, conforme dados da Defesa Civil do Estado. A Associação Catarinense de Medicina, por meio de seu presidente, Dr. Ademar José de Oliveira Paes Junior, está atenta à situação e vem monitorando o quadro ao lado de autoridades, assim como lideranças médicas nas localidades mais atingidas. Como forma de contribuir com os cuidados necessários à saúde durante a enchente e após o escoamento das águas, a ACM faz alguns importantes alertas aos médicos e à população:

• Médicos devem ter cuidado com sua segurança e das instalações médico-hospitalares, garantindo a não interrupção de atendimentos e internações.

• Atendimentos por telemedicina devem ser considerados, para evitar mais riscos à população.

• Durante as chuvas, os serviços de saúde devem ficar a atentos a acidentes com ferimentos relacionados a deslizamentos e quedas.

• A leptospirose é uma grave ameaça. A doença é provocada por urina de roedores e pode ser transmitida pelo contato com água suja ou contaminada.

• As águas acumuladas se tornam locais para proliferação de insetos, entre eles, o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

• Cólera, hepatite, febre tifoide, amebíase, disenteria bacteriana são outros exemplos de perigos para toda a comunidade médica e a população ficarem atentas.

• Após a parada da chuva, o escoamento da cheia pode sobrecarregar as estações de tratamento de água e esgotos, contaminando a água potável e as culturas alimentares, podendo causar doenças gastrointestinais e outros riscos à saúde.

• Por fim, mas igualmente importante, Eventos climáticos extremos, entre eles as enchentes, também podem prejudicar a saúde mental, causando ansiedade generalizada, depressão e transtorno de estresse pós-traumático.

A ACM segue à disposição das autoridades do Estado, dos médicos e da população, para auxiliar no que for necessário nesse momento de um novo desafio climático, que mais uma vez será superado pela bravura dos catarinenses.

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

Luto na Medicina: Santa Catarina perde o urologista Reginaldo Pereira e Oliveira

A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...

Ler mais

Boas festas!

A ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter