fbpx
  • Home
  • Notícias
  • Para FENAM, PROVAB visa contratar mão de obra médica barata e precarizada
Notícias

Para FENAM, PROVAB visa contratar mão de obra médica barata e precarizada

Criado em 2012, o Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab), segundo o Ministério da Saúde, tem o objetivo de estimular a formação do médico, levando esse profissional para localidades com maior carência. Mas para o diretor de residência médica da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Jorge Eltz, o objetivo do governo é outro: contratar mão de obra barata e precarizada, enterrando a proposta de Carreira Médica.
 
Ao lançar o edital com a segunda edição do Programa com abertura de inscrições para preenchimento de vagas em 2013, o Governo anunciou mudanças com o intuito de atrair mais médicos. Entre as novidades, uma bolsa mensal de R$ 8 mil para 40 horas/semanais e a obrigatoriedade do profissional fazer uma pós-graduação com 12 meses de duração. No ano passado, das 2000 vagas oferecidas, apenas 366 foram preenchidas.
 
Para o diretor, as alterações não são significativas. “Penso que essas mudanças não alteram o projeto em sua essência. O Ministério da Saúde diz que os médicos terão de participar, obrigatoriamente, de um curso de pós-graduação em Saúde da Família ministrado pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS). E que terá tele medicina e preceptoria, o que já dizia que teria o ano passado,” destacou o dirigente.
 
O valor oferecido como bolsa também foi criticado, uma vez que o piso salarial estipulado pela Federação Nacional dos Médicos para a jornada de 40 horas é de quase R$ 20 mil.
 
“A FENAM continua com posição contrária ao Provab e vai utilizar todos os meios que dispõe para combatê-lo”, concluiu.
 
Fonte : FENAM

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

Presidente da ACM participa de podcast sobre inovação na saúde catarinense

Dr. André Sobierajski dos Santos foi convidado do programa PanTech, no estúdio da Rádio Jovem Pan Participantes do debate: Dr. Murillo...

Ler mais

Luto na Medicina: Santa Catarina perde o urologista Reginaldo Pereira e Oliveira

A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter