fbpx
  • Home
  • Notícias
  • Presidente da ACM participa de reunião do Cosemesc com dirigente da Unimed SC
Notícias

Presidente da ACM participa de reunião do Cosemesc com dirigente da Unimed SC

Dr. Sérgio Malburg Filho, vice-presidente da Federação Unimed SC, apresentou os estudos para uma nova tabela de remuneração da Cooperativa Médica (FOTO SIMESC)

O vice-presidente da Unimed Santa Catarina, Dr. Sérgio Malburg Filho, foi recebido pelo Cosemesc (Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina), na noite de 13 de setembro, na sede da ACM (Associação Catarinense de Medicina) para apresentar a proposta do novo modelo de remuneração da Unimed, que está em estudo nos últimos anos, o qual ficou conhecido entre os cooperados como “tabelão do intercâmbio”. O novo modelo de remuneração em estudo pela Cooperativa Médica inicia pelos procedimentos da área cirúrgica, que, no artigo 4.5 da CBHPM, tem a seguinte definição: “Quando um ato cirúrgico for parte integrante de outro, valorar-se-á não o somatório do conjunto, mas apenas o ato principal”.

De acordo com o vice-presidente da Unimed, “a mudança em análise visa evitar o uso incorreto de múltiplos códigos, que desequilibra as finanças das Unimeds e também a remuneração dos próprios médicos cooperados”. A tabela ainda está passando por uma série de ajustes e a previsão é de que as mudanças passem a ser implementadas apenas no próximo ano. O presidente da ACM, Dr. Ademar José de Oliveira Paes Junior, que participou do encontro, destacou a importância do compromisso assumido na reunião pelo dirigente da Federação Unimed SC, de que a CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos está preservada na nova tabela.

Sob a coordenação do presidente do SIMESC (Sindicato dos Médicos), Dr. Cyro Soncini, a reunião também debateu sobre os problemas nas condições de trabalho dos médicos do Hospital Universitário de Florianópolis (HU/UFSC). A defasagem das escalas de plantão da obstetrícia do HU foi provisoriamente resolvida com o referenciamento da unidade, mas ainda há dificuldades na escala de trabalho dos radiologistas e da pediatria. Na emergência pediátrica a falta de médicos fez com que a unidade precisasse suspender os atendimentos por cinco dias. Para buscar soluções a esses problemas, deverá ocorrer uma reunião do COSEMESC com os médicos do HU, já nos próximos dias.

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM participa do VII Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida

Evento teve palestra do presidente da ACM e homenagem ao diretor de Exames de Avaliação e Títulos de Residência Médica Importante união:...

Ler mais

Prova ACM/AMRIGS reúne 1,9 mil candidatos a vagas de residência médica e multiprofissional em Santa Catarina

Exame foi realizado neste domingo, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages Sala de aula com candidatos da cidade...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter