Ademar José de Oliveira Paes Junior
Presidente da ACM – Associação Catarinense de Medicina
O calendário marca hoje uma das datas mais importantes do ano: 7 de abril é o Dia Mundial da Saúde. Um tema que afeta os 8 bilhões de habitantes do planeta, de todas as nações, que nunca precisaram tanto refletir sobre o presente e o futuro do bem maior que é a vida. Os desafios enfrentados nos últimos anos não deixam dúvida do quanto ainda somos vulneráveis, apesar de tanta evolução no diagnóstico e no tratamento das doenças. Ao mesmo tempo, é inquestionável que a tecnologia transformou a capacidade de detectar, cuidar e curar.
A saúde faz parte do cotidiano da Associação Catarinense de Medicina – ACM, que tem como missão a defesa da qualidade da assistência prestada à sociedade e o aprimoramento da atividade dos médicos que estão à frente do atendimento da população. Por isso, neste ano de 2023, a entidade lança o Mapa da Saúde de Santa Catarina, um grande raio-x sobre o cenário de cada região do estado, envolvendo hábitos alimentares, prática de atividade física, cuidados contra a obesidade, diabetes, hipertensão, depressão e câncer, entre outros relevantes dados. Da forma como foi concebida, a pesquisa é inédita, com rico conhecimento para a promoção da saúde, abrindo novas oportunidades para a entidade colaborar por meio da informação e da inovação, de maneira estratégica e com embasamento médico-científico, para possibilitar os avanços essenciais ao setor.
Esses dados são de valor inestimável, tendo em vista que a própria Organização Mundial da Saúde – OMS aponta que as doenças crônicas não transmissíveis ainda são responsáveis pela maioria das mortes no mundo. Ou seja, antes que as doenças se instalem, é preciso agir preventivamente, é indispensável rastrear, medir e analisar a frequência e a distribuição dos principais determinantes dessas grandes mazelas.
Acompanhando a história da medicina e o desenvolvimento da saúde há mais de oito décadas, a ACM sabe que essa é a melhor maneira de fazer a gestão da saúde. É também a forma de evitar os colapsos na rede de atendimento, que se repetem há muitos anos, fazendo crescer ainda mais as crises e a necessidade de investimentos, diante de um orçamento cada vez mais apertado.
Assim, a ACM espera que, numa data tão importante, essa ação permita um novo tempo aos catarinenses, com mais saúde e qualidade de vida.
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais