A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6913/13, da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a oferecer atendimento e acompanhamento regular a mulheres com mais de 40 anos com artrite e artrose.
A deputada lembra que a artrose é a forma mais comum de reumatismo e um dos principais fatores da incapacidade física do indivíduo em idade avançada. Segundo ela, a frequência da artrose aumenta de modo significativo com a idade, afetando cerca de 20% da população aos 45 anos e quase 100% aos 80 anos.
“Embora não haja cura para a artrose, a definição para cada doente de um protocolo terapêutico adequado permite prevenir ou corrigir problemas da morfologia, aliviar os sintomas, melhorar a capacidade funcional e, fundamentalmente, a qualidade de vida”, argumenta a autora.
Tramitação
O projeto tem caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta:
PL-6913/2013
Fonte: Agência da Câmara
O Mapa de Risco da Saúde das Crianças e Adolescentes de Santa Catarina é um trabalho pioneiro em todo o Brasil Encontro em defesa das...
Ler maisA ACM – Associação Catarinense de Medicina repudia veementemente as distorções contidas na Medida Provisória nº 1.286/2024 aplicadas...
Ler mais