Exame foi realizado neste domingo, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages
A Associação Catarinense de Medicina (ACM) realizou, neste domingo (17/11), o exame de Residência Médica para programas de especialização em 41 instituições de Santa Catarina: hospitais, fundações hospitalares e Secretarias Municipais de Saúde, incluindo os 15 hospitais vinculados à Secretaria de Estado da Saúde e a Universidade Federal (UFSC). A Prova ACM é promovida em parceria com as Associações Médicas do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e do Mato Grosso do Sul (AMMS), com o apoio da Associação Médica Brasileira (AMB). No estado, aconteceu nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Lages e Criciúma, integrando cerca de 1.900 candidatos, chegando a mais de 4.800 inscritos no país. Também aconteceram os exames de Residência Multiprofissional em Saúde, com vagas em educação física, enfermagem, nutrição, psicologia, serviço social, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia e odontologia, com testes aplicados na capital e em Joinville.
A Prova ACM é um dos mais importantes exames no país, seja com acesso direto do médico (primeira especialização) ou com pré-requisitos (com pelo menos uma especialidade já concluída). As questões abordam as cinco grandes áreas de conhecimento da Medicina, que são clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, pediatria e saúde da família. O exame é realizado desde 2013 e oportuniza que o candidato participe da seleção nos três estados.
Além de possibilitar o acesso à formação aos médicos, a Prova ACM é importante pelo repasse de recursos que proporciona aos Programas de Residência e Centros de Estudos das instituições participantes. Nos últimos cinco anos (2020 a 2024), cerca de R$ 7,4 milhões já foram distribuídos no estado, auxiliando na qualidade da saúde catarinense.
Missão da ACM
“Cumprindo seu papel, a ACM se mantém atuante em contribuir para uma assistência médica especializada, qualificada e resolutiva em Santa Catarina. Por isso, a Associação Catarinense de Medicina há 11 anos firmou parceria com a Associação Médica do Rio Grande do Sul para realizar também em nosso estado a Prova de Residência Médica com mais de 50 anos de experiência no estado vizinho. É um dos processos seletivo de Residência mais antigo do Brasil, promovido anualmente, com normas divulgadas em edital público e todos os cuidados indispensáveis para um exame deste porte e importância. Em 2024 foram oferecidas 1.518 vagas em 55 especialidades médicas. Já em Santa Catarina foram ofertadas 556 vagas em 126 programas de Residência Medica, em 50 especialidades médicas, em áreas reconhecidas e credenciadas pela CNRM. Certamente, mais um ano de sucesso desse relevante trabalho em prol da formação dos médicos e da qualidade da assistência aos catarinenses”.
Dr. João Ghizzo Filho
Diretor de Exames de Avaliação e Títulos de Residência Médica
Na capital catarinense, as provas ocorreram nas instalações da Unisul (Capoeiras) e na Escola Energia (Centro)
Provas também aconteceram em salas de aula de Chapecó e Lages
A Associação Catarinense de Medicina (ACM) comunica com grande pesar o falecimento do cirurgião ARMANDO JOSÉ D’ACAMPORA, aos 72 anos,...
Ler maisMaior evento de integração entre a saúde e a tecnologia chega a 7ª edição com avanços dos profissionais e empresas do ecossistema Nos...
Ler mais