O vice-governador Eduardo Moreira e o secretário-adjunto da Saúde, Acélio Casagrande, receberam parecer favorável do Ministério da Saúde para implantação do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) em Santa Catarina. O pedido foi levado por Moreira ao diretor do Departamento de Regulação e Controle, Fausto Pereira dos Santos, e coordenador geral de Média e Alta Complexidade, José Eduardo Fogolin, em audiência nesta terça-feira (17), em Brasília, duas semanas após sua visita ao INTO Jamil Haddad, no Rio de Janeiro.
Conforme o vice-governador, a estrutura oferecida no Rio é impressionante e de muita qualidade. Uma unidade no Estado representaria auxílio sem precedentes no tratamento e na cirurgia do trauma. “Solicitamos uma cooperação técnica, um estudo de viabilidade e que o INTO nos oriente sobre a possibilidade da implantação ou o estabelecimento de uma rede de reabilitação pós-operatória nos hospitais da rede estadual”, expressou Moreira.
Os representantes do Ministério consideraram viável a parceria e solicitaram que o governo do Estado avalie como poderá ser feita a cooperação. “Temos que analisar o que será mais viável: construir uma unidade nova ou instalar o serviço em algum hospital de referência já existente”, comentou Santos. Uma nova reunião com a presença dos diretores do INTO deverá ser marcada para dar sequencia as discussões.
Recursos – Em outra reunião com a secretária substituta do Fundo Nacional da Saúde, Cleusa Rodrigues da Silveira, o vice-governador e o secretário-adjunto receberam a confirmação da liberação da primeira parcela do total de R$ 58 milhões referentes a recontratualização dos hospitais estaduais.
Santa Catarina é o primeiro estado do Brasil a ter esta liberação que deverá acontecer em 12 parcelas e beneficiar 52 instituições catarinenses, que deverão, com isso, ampliar os serviços oferecidos. “Representa R$ 300 milhões por ano a mais no per capta da saúde de Santa Catarina é uma grande conquista”, destacou Casagrande.
A catarinense foi a única PGE a participar do evento, na semana passada, e que contou também com a presença de integrantes do Banco Central e do serviço de inteligência da Marinha e da Aeronáutica, entre outros.
Fonte: ABC Digital
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais