A Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e as Sociedades de Especialidades Médicas unem-se para uma nova ação em benefício da qualificação do atendimento prestado à população de Santa Catarina nos hospitais da rede pública. Em reunião realizada no último dia 25 de setembro, na sede da entidade médica, os gestores da SES solicitaram a colaboração da ACM na adoção do Protocolo Catarinense de Classificação de Risco nos hospitais do Estado. O projeto está em implantação no Hospital Celso Ramos, em Florianópolis, há um ano, como piloto, e deverá ser estendido às demais unidades estaduais a partir de agora. A parceria com a entidade associativa será importante para o desenvolvimento da atividade, na medida em que o Protocolo necessita de validação técnica e científica, o que deve ser feito pela ACM, que tem a missão de promover, junto com as Sociedades de Especialidades, a atualização científica e a educação médica continuada.
Segundo o presidente da ACM, Rafael Klee de Vasconcellos, o trabalho deve iniciar com um planejamento adequado, para envolver todos os profissionais que podem colaborar com a atividade. “O maior beneficiado será o paciente, já que o Protocolo de Classificação de Riscos permite padronizar o atendimento, de maneira multidisciplinar e multiprofissional, abrangendo não apenas os médicos, mas outros profissionais da saúde”. A classificação é um processo dinâmico e ágil, com o acolhimento do paciente e estabelecimento de prioridade do atendimento de acordo com a gravidade do quadro. “Podemos e vamos ajudar, para a qualificação e humanização cada vez maior da assistência médico-hospitalar dos catarinenses”.
A reunião teve a presença do secretário adjunto do Estado da Saúde, Murillo Ronald Capella, da superintendente de Hospitais Públicos Estaduais, Cristina Machado Pires, e da Superintendente de Serviços Especializados e Regulação da SES, Lúcia Regina Schultz. O presidente da ACM estava acompanhado pelo seu vice-presidente, Eduardo Usuy Jr., e pelo Diretor de Defesa Profissional, André Mendes Arent.
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais