O câncer de pele é o câncer de maior incidência no Brasil e no mundo. De acordo com o Inca, cerca de 135 mil novos casos são diagnosticados por ano.
A exposição ao sol de forma inadequada pode trazer grandes prejuízos à saúde. O câncer da pele responde por 25% de todos os diagnósticos de câncer no país. O tipo mais comum, não melanoma, tem letalidade baixa, mas os números são alarmantes: 135 mil casos por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer. A exposição excessiva ao sol é a principal causa da doença.
Devido a isso, a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) iniciou o movimento de combate ao câncer de pele, o Dezembro Laranja, a fim de estimular o diagnóstico e a prevenção do câncer de pele. Durante todo o mês, a Sociedade promove campanhas de combate ao câncer que mais atinge as pessoas. A SBD afirma que a maioria dos casos de câncer da pele pode ser evitada com medidas simples de fotoproteção, como usar de filtro solar, óculos, chapéu e cuidados com a exposição ao sol em excesso, além de respeitar os horários certos para isso (até as 10h e depois das 16h).
A SBD disponibiliza no site #ControleoSol dicas de prevenção e cuidados, além de testes e formulários para o paciente com risco de desenvolver a doença. No site é possível entender o que é o câncer de pele, os sintomas e sinais que se apresentam, e ainda informações sobre prevenção, proteção, tratamento e combate.
Pensando na necessidade de combate ao câncer, a SBD criou, em 1999, o Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele (PNCCP), que engloba diversas ações de combate à doença, levando informação, diagnóstico e tratamento de qualidade gratuitamente aos brasileiros. Desde a criação do PNCCP, já foram atendidas mais de 518 mil pessoas em todo o território nacional, sendo mais de 40 mil detectadas com câncer de pele e encaminhadas para tratamento gratuito.
Em novembro deste ano, a SBD realizou a maior campanha de atendimento dermatológico no mundo, parte das ações do Programa Nacional de Controle do Câncer de Pele (PNCCP). Em 121 postos de atendimento de 23 estados do Brasil, reuniu mais de 3 mil dermatologistas voluntários. Desde a implementação do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, em 2012, já foram atendidas mais de 360 mil pessoas.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pela AMB (Associação Médica Brasileira) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) como representante dos dermatologistas no Brasil. A AMB apoia a campanha Dezembro Laranja de prevenção ao câncer de pele, pois acredita que a informação é a melhor forma de conscientizar a sociedade a respeito dos perigos da doença.
Mais informações sobre a campanha em:
http://www.controleosol.com.br/
http://www.sbd.org.br/
Fonte: AMB
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais