A Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP) manifesta seu apoio ao pediatra Roberto Souza Morais, exonerado do cargo de Diretor Geral do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG). Ao mesmo tempo, a SCP repudia o tratamento dado ao referido pediatra por alguns segmentos da imprensa, que o apontam como responsável pelos problemas existentes na instituição hospitalar (HIJG) até então por ele dirigida.
É de amplo conhecimento da população a crise vivida pelos hospitais públicos e filantrópicos no Estado e no país. A falta de recursos financeiros e de recurso humanos para manter os hospitais não se constitui em fato novo na saúde, de forma que, não é possível responsabilizar exclusivamente um profissional médico por problemas desta natureza. Além disso, o modelo de gestão centralizada nos hospitais vinculados à Secretaria de Estado da Saúde, como é o caso do HIJG, impede muitas vezes que o Diretor e seus assessores técnicos e administrativos desenvolvam de forma ágil e planejada ações que visem à melhoria da instituição. Falta-lhes autonomia financeira e administrativa.
O corpo clínico do HIJG tem manifestado seu apoio ao pediatra Roberto Souza Morais considerando que na sua gestão ele fez o possível, utilizando as ferramentas que lhe foram disponibilizadas, para manter o funcionamento da instituição como unidade de referência na assistência à criança e ao adolescente. No período em que dirigiu o hospital o mesmo demonstrou importante comprometimento com a instituição e dedicação a funcionários, aos pacientes e seus familiares ali atendidos.
Por outro lado, a SCP deseja que o novo Diretor do HIJG, Dr. Murillo Ronald Capella, médico de renomada experiência técnica e administrativa na área da saúde e inquestionável prestígio no meio médico e político, obtenha sucesso na sua gestão e, que o HIJG, através de seu corpo clínico e funcionários, continue prestando à criança e ao adolescente o atendimento de excelência, que sempre lhe foi peculiar.
Sônia Maria de Faria
Presidente SCP
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais