Chamada:SC Saúde
O coordenador do Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina (Cosemesc) e presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Aguinel José Bastian Junior, participou de Audiência Pública sobre o Plano SC Saúde, realizada nesta quinta-feira (12/04), na Assembleia Legislativa do Estado (ALESC). Durante os debates, a liderança médica reforçou a importância dos ajustes que devem ser feitos para o pleno funcionamento do plano, que atende aos servidores públicos do Estado. “Com reiterada disposição de auxiliar os gestores do SC Saúde e a Secretaria de Estado da Administração (SEA), nesse complexo processo de migração do plano de saúde de aproximadamente 180 mil pessoas, as Entidades Médicas que compõem o COSEMESC continuam com seus canais de comunicação abertos e acompanhando atentamente os fatos, disponibilizando-se a auxiliar no que for preciso e possível”.
Entre as dificuldades já identificadas pelos médicos junto ao plano, o presidente da ACM salientou o excesso de burocracia, os problemas de gestão, de treinamento para uso do software gestor e de pagamentos. Ele destacou que não cabe atribuir às Entidades Médicas qualquer responsabilidade sobre as questões de gestão e operacionalização do SC Saúde. “O COSEMESC tem a missão de representar e defender os médicos do Estado em prol da qualidade da assistência à saúde dos catarinenses. Por isso lutou pela justa remuneração do plano. A proposta apresentada pela SEA e ativamente defendida pelo COSEMESC na Assembleia Geral de Médicos de 06 de fevereiro de 2012 – ainda que não contemple todas as solicitações dos médicos, realmente corresponde a uma quebra de paradigma no que diz respeito à adoção da vigência da CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos). Tanto é assim que a aprovação da proposta do Governo resultou em imediata retirada da orientação de não credenciamento ao SC Saúde”.
Ao final de mais de três horas de discussões, os participantes da audiência pública aprovaram encaminhamento dado pela deputada Luciane Carminatti, presidente da Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais, de que em 30 dias o Governo apresente as soluções e encaminhamentos para os problemas apontados durante o debate. A apresentação acontecerá em uma nova reunião na Assembleia, com a presença dos gestores do SC Saúde, dos representantes do Fórum dos sindicatos e associações de servidores estaduais, parlamentares e participação do Cosemesc.
EXPEDIENTE ADMINISTRATIVO: RECESSO COLETIVO DO DIA 23/12/24 ATÉ 01/01/25 RETORNO PRESENCIAL EM 06/01/25 PARA DEMANDAS URGENTES ENTRE EM...
Ler maisAdmissão de Novos Cooperados - Edital 01/2024Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Admissão de Novos Médicos Cooperados da...
Ler mais