fbpx
Notícias

Vacinação da gripe é estendida

A campanha de vacinação contra a gripe vai continuar e o foco principal será crianças de até dois anos, 11 meses e 29 dias. A expectativa da Secretaria da Saúde é imunizar 80 mil pessoas nesta faixa etária contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B nos próximos 20 dias. O grupo foi escolhido porque passa bastante tempo em creches, geralmente locais fechados e com possibilidade de transmissão para os pais em casa.
 
O secretário de Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, disse que o Estado tem 80 mil doses em estoque. Elas estão sendo distribuídas para que hoje seja possível tomar a vacina. As cidades receberão a quantidade proporcional à necessidade. Ele acrescentou que em alguns municípios sobraram frascos da primeira remessa e nestes casos os grupos de risco, como doentes crônicos, pessoas acima dos 60 anos e grávidas, podem ser imunizadas. Mas antes é preciso verificar a disponibilidade.
 
Além da vacinação, a prevenção à gripe incluiu treinamento de profissionais de saúde e orientação para começar o tratamento rápido com Tamiflu. Estudo com 28 pacientes que morreram por causa do H1N1 no ano passado mostrou que a maioria só começou a tomar a medicação depois de uma semana da doença.
 
Verba do governo federal auxiliará no tratamento
Os R$ 5 milhões enviados pelo governo federal ao Estado também vão ajudar. O dinheiro será investido em respiradores de alta capacidade, monitores de UTI e oxímetros, equipamento que mede a oxigenação do sangue. A liberação ocorreu na segunda-feira, mas a informação chegou a Secretaria de Saúde em 23 de abril e a licitação deve ser lançada em breve. O secretário afirmou que se não houver recursos durante a concorrência, o processo termina em até 60 dias.
 
Também foi divulgado o balanço da campanha: 1,3 milhão de catarinenses foram imunizados, o que corresponde a 92,4% do público-alvo. Este é o melhor índice do Brasil, de acordo com a Secretaria de Saúde. Até o momento, foram diagnosticados 25 casos de síndrome respiratória aguda – oito de H1N1; oito de H3N2; e sete de Influenza B. Há três em investigação em Joinville.
 
A Secretaria de Saúde lembra que as pessoas também podem fazer sua parte para evitar infecções. A principal é lavar as mãos, quando não puder usar álcool gel, manter ambientes arejados e cuidar para cobrir a boca ao tossir para não difundir vírus.
 
 
Fonte: Diário Catarinense

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

Luto na Medicina: Santa Catarina perde o urologista Reginaldo Pereira e Oliveira

A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...

Ler mais

Boas festas!

A ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter